• Cabeçalho

PROJECTO DE MELHORIA "Laços e Horizontes"

As pessoas internadas na Casa de Saúde a determinada altura das suas vidas tiveram que deixar o seu meio ambiente, a sua habitação e as suas famílias devido à sua saúde mental e à sua condição de saúde, por este motivo as relações familiares foram ao longo do tempo deteriorando e ficando mais ténues, uma vez que as visitas foram diminuindo no tempo. Neste sentido, julgou-se pertinente iniciar este projecto de forma a promover e reforçar as relações familiares.

O projecto Laços e Horizontes - Un. 05 - São João de Deus, tem como objectivos promover e reforçar a interacção sócio-familiar, incluindo a família nas intervenções de melhoria de qualidade de vida das pessoas com doença mental e permite também avaliar as condições sociais dos agregados familiares das utentes através das visitas domiciliárias.

A família continua a emergir na mente da pessoa como foco de atenção primordial, como elo de ligação com a “ essência do eu”. Quando se pensa em qualidade de vida da pessoa com doença mental é importante entender que o tratamento é um caminho contínuo e longo, que carece do envolvimento e parceria da família.

Pretende-se que as utentes que mantêm poucos contactos com os seus familiares reforcem os laços afectivos que os ligam, que  contribua para o seu bem-estar e qualidade de vida e que os seus familiares mesmo sem possibilidade de fazerem uma visita saibam através das cartas como a sua familiar se sente e nas actividades em que participa ao longo do ano. 



© Copyright 2020, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.