• Cabeçalho

Obra Partilhada

Associação Dar Voz

 

A Associação de Familiares e Amigos dos Utentes da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel - DAR VOZ - foi formalmente constituída a 21 de Junho de 1999, conforme publicação em Diário da República n.º 180, III Série, de 1-8-99. 

Um dos objectivos da "DAR VOZ" é desenvolver condições Sociais e Políticas para que as Pessoas com doença mental sejam ouvidas, se reconheçam e defendam os seus direitos, se promova a sua integração mais activa na sociedade.

A associação trabalha e estreita a colaboração com a Casa de Saúde desenvolvendo ao longo do ano um plano de actividades diversificado, quer no âmbito da reabilitação quer em actividades recreativas, formativas e culturais, sendo pioneira do projeto de formaçao proposto.

 


 

Proativ@s

 

O Grupo de Auto-Representação da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel surgiu em Junho de 2013 com o objetivo de melhorar a inclusão das pessoas assistidas em toda a dinâmica da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, valorizando-se a capacidade de participação e de decisão das pessoas com doença / deficiência mental.

Tendo sido ao longo dos tempos as pessoas com deficiência/doença mental afastadas dos processos decisórios da sociedade, estas pessoas foram dadas como inaptas para a participação, sendo relegadas para uma situação de exclusão. Posteriormente verificou-se que as pessoas com doença/deficiência mental poderiam estar a ser subestimadas na sua capacidade de participação. Verificou-se que dar a esta população a oportunidade de participar nas discussões permite desenvolver um processo de inclusão e integração muito mais concreto.

Neste sentido, os objetivos atuais do Grupo de Auto-Representação da Casa de Saúde Rainha Santa Isabel são:

  • manter o grupo em funcionamento;
  • melhorar as relações interpessoais;
  • capacitar as utentes para uma participação ativa em todo o centro. 

 

 


 

Leigos Hospitaleiros

 

Os Leigos Hospitaleiros são cristãos, cada dia mais conscientes da sua vocação e missão como batizados, que pretendem aprofundar a sua caminhada espiritual, crescer na fé, desenvolver uma sensibilidade peculiar às necessidades dos outros e encarnar a atitude samaritana de Jesus de Nazaré, que passou pela terra fazendo o bem.

A Província acolhe o desejo de alguns colaboradores, voluntários e outras pessoas de participarem no carisma e na missão hospitaleira a partir da espiritualidade da Congregação, proporcionando-lhes um processo de crescimento na fé e na hospitalidade, que contempla formação e acompanhamento.

 Grupos de Reflexão

Os encontros de estudo, reflexão e partilha ajudam os Leigos hospitaleiros a:

  • viver de forma mais consciente e comprometida a sua vocação cristã;
  • aprofundarviver e testemunhar a sua fé à luz da Palavra de Deus;
  • conheceracolher e viver a Hospitalidade.

Nesta partilha experimentamos a novidade cristã da igual dignidade de todos os batizados em Cristo, de todos os membros do Povo de Deus:

  • Comum é a dignidade de membros de Cristo;
  • comum a graça de filhos de Deus;
  • comum a vocação à perfeição;

uma só salvação, uma só esperança e indivisa caridade» (Lumen gentium, 32) e simultaneamente a peculiaridade e complementaridade vocacional de pessoas leigas e consagradas na missão da Igreja, para o mundo.

Os grupos reúnem mensalmente. Para cada ano é elaborado um programa as linhas-força que orientam e dão conteúdo aos encontros e as experiências samaritanas.

 

 

Atividades Juvenis

 

No espaço Atividades Juvenis, reúne-se a Juventude Hospitaleira, um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objectivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade. Assim sendo, a essência do movimento é a hospitalidade.

As atividades são as seguintes:

  • Campos de Férias (10 dias)
  • Fim-de-semana Hospitaleiro (3 dias)
  • Experiência Missão Hospitaleira (10/15 dias)
  • Retiro Hospitaleiro (3 dias)

Curiosos?

Para mais informações e inscrição em atividades podem consultar www.juventudehospitaleira.org

 

 

 



© Copyright 2020, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.